segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A Migração do AM para o FM não é inovação, mas sim conveniência. Diz Radioecuta e Dxista.

O velho rádio AM parece ter visto uma luz no fim do túnel, a migração, que está sendo considerada a salvação para muitas emissoras esquecidas na faixa.  

Mudar de Amplitude Modulada (AM) para a Frequência Modulada (FM) tem sido considerado um grande passo de inovação para o rádio no Brasil. Mas será que a migração é de fato tão inovadora assim? Lógico que não. 

A migração do rádio AM no Brasil, foi apenas um forma conveniente de atender aos pedidos dos radiodifusores brasileiros, para mudar para o FM, em busca de melhor qualidade de transmissão e de novos mercados, para salvar as suas emissoras que custam muito caro, por estarem na faixa de AM.

O governo brasileiro, com sua incapacidade técnica de digitalizar o rádio no Brasil, teria visto uma grande oportunidade de silenciar por algum tempo os movimentos que se criam em torno desta discussão. Torna o rádio digital no Brasil é uma utopia, diante deste governo, que mal consegue controlar suas crises.

Há quem diga que o interesse de alguns ligados ao governo, seria de implantar no Brasil, um sistema digital patenteado chamado IBOC, que não tem dado certo e nem se popularizado nos Estados Unidos, onde tem sido implantado. 

Seria mais barato para radiodifusores transformar suas atuais AM em emissoras digitais, que torná-las FMs, principalmente se optassem pelo sistema do Digital Radio Mundial (DRM), que está dentro do Sistema Brasileiro de Rádio Digital (SBRD).

O DRM apresenta ser o melhor sistema de rádio digital, pois em todos os aspectos supre todas as necessidades. O DRM é de fato e verdade, rádio.

Centenas de emissoras por todo o Brasil, optaram pela migração, muitas em breve estarão operando em seus novos canais de FM. Mas para isso, muitas ainda irão aguardar o desligamento dos canais de TV analógica no Brasil.

Os canais analógicos de TV, ocupam uma faixa de FM, que é chamada de FM estendido, estes canais vão de 75.1 a 87.5 Mhz. Alguns aparelhos de rádio com esta faixa, já começa a ser disponibilizado no mercado brasileiro.

Em breve a faixa do AM no Brasil estará silenciosa, ou não, ainda não sabemos quais são os reais planos, em desocupar esta faixa, que permite transmitir aos mais distantes rincões deste país continental.


Léo Ferreira
*Estudante de História na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
*Radioamador e aficionado pelo mundo da radioescutas e do Dx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário