domingo, 25 de setembro de 2016

Dia 25 de setembro, Dia do Rádio no Brasil


No dia 25 de setembro, data do nascimento de Roquete Pinto -  o "Pai do Rádio Brasileiro" -, comemora-se o Dia do Rádio. Em 1923, Roquete fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Era uma fase experimental do veículo, sem grandes avanços tecnológicos.

A primeira transmissão radiofônica em terras brasileiras, no entanto, já havia ocorrido no ano anterior, mais precisamente em 7 de setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

Algumas histórias sujem em torno do rádio no brasil, existe relato como esse

A primeira a transmitir a radiofonia foi a cidade de recife no ano de 1919. Com a Rádio Clube 6/4/1919, que começou a irradiar regularmente em fevereiro de 1923, de Pernambuco tornando-se assim a primeira emissora do Brasil. Também conhecida como clube AM ou super rádio clube é a emissora mais antiga que existe no Brasil. 

ACERT

Em nossa pesquisa, encontramos uma redação onde relata mais completa no site o museu do rádio.com. Confira: 

Assim como na discórdia pela invenção do rádio, a origem do rádio brasileiro também é controversa. A história trata a Rádio Clube de Pernambuco como pioneira, por ter sido fundada em 1919.

Porém, no dia 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro, durante as comemorações do Centenário da Independência, o discurso do presidente Epitácio Pessoa foi ao ar. A irradiação ocorreu por transmissores da Westinghouse Electric, instalados no Corcovado, Rio de Janeiro.

No ano seguinte, Edgard Roquette Pinto, carioca e nascido em 1884, considerado "o pai do rádio brasileiro", e Henry Morize fundam, em 20 de abril de 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por muitos considerada a primeira estação. É inegável o mérito técnico e histórico de Morize e Roquette Pinto, tanto que o dia 25 de setembro, nascimento de Roquette Pinto, foi escolhido como o Dia da Radiodifusão.

A inexistência de anúncios e patrocinadores originava emissoras do tipo “rádio sociedade” ou “rádio clube”, onde os ouvintes pagavam mensalidades. Somente a partir de 1932, foi autorizada a inserção de anúncios pagos, o que gerou a fase comercial do rádio no Brasil, com a contratação de artistas e pessoal técnico.

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi fundada em 1936, tornando-se a mais ouvida em ondas curtas e médias nos rádios do Brasil. A Nacional apresentou a primeira novela, “Em busca da felicidade” (1941) e criou o Repórter Esso, 1941-1968, o mais famoso radiojornal brasileiro, na saudosa voz de Heron Domingues.

Em 1936, Ary Barroso estreava como narrador esportivo, assoprando uma gaitinha quando havia um gol. No mesmo ano era gravado “Cantores do Rádio” de Lamartine Babo, João de Barro e Alberto Ribeiro, imortalizado pela gravadora Odeon nas vozes de Carmen e Aurora Miranda. Clique no rádio ao lado para ouvi-las.

Em 1937, inaugura-se solenemente a rádio Tabajara da Parahyba, em João Pessoa. O equipamento de transmissão foi montado pela empresa paulista Byington & Cia., com 10 kW e 27 válvulas, as duas últimas refrigeradas a água, conforme Moacir Barbosa de Souza. A recepção só foi possível com a instalação de um receptor marca Cruzeiro, também fabricado pela Byington.

No Rio Grande do Sul, a primeira transmissão ocorreu no dia 7 de setembro de 1924 e em Porto Alegre, nas ondas da Rádio Sociedade Rio-Grandense, a qual não completou dois anos de existência. A Rádio Pelotense, fundada em 06 de junho de 1925, como Sociedade Rádio Pelotense, é a mais antiga emissora de rádio gaúcha em funcionamento.

Em Porto Alegre, a primeira “estação” foi a Rádio Sociedade Gaúcha, fundada em 1927, hoje integrante do Grupo RBS. Em 1934, vai ao ar a Rádio Difusora e um ano após, na comemoração do Centenário da Guerra dos Farrapos, a Farroupilha. A primeira foi adquirida (1980) da Ordem dos Capuchinhos pelo Grupo Bandeirantes e a segunda passou, dos Diários e Emissoras Associados para a RBS.

Na PARAÍBA: A Rádio Tabajara é mais antiga Na Paraíba, a rádio é um órgão do Governo do Estado da Paraíba, criada no dia 25 de janeiro de 1937 pelo governador Argemiro de Figueiredo sob o nome de Rádio Difusora da Paraíba PRI-4.

A Tabajara AM é a 17ª emissora de rádio mais antiga do Brasil e a mais antiga da Paraíba. Na época de ouro do rádio - décadas de 40, 50 e 60 -, a Rádio Tabajara exibia seus programas de auditório com artistas de fama nacional e até internacional.

A Tabajara FM fundada em 05 de agosto (aniversário da cidade) de 1999 tem uma programação diferente da AM, focada mais em músicas do gênero MPB e é a única rádio do estado que coloca na sua programação artistas locais. Além disso, sua programação noturna conta com programas especiais como: Trilha Sonora (musica de cinema), Música do Mundo (o que toca nas rádios do planeta), Jardim Elétrico (Rock) Transa Reggae, 105 Especial MPB (entrevistas com artistas locais), Domingo Sinfônico (Clássico), SamBrasil (Samba de raiz), Rei do Ritmo (Jackson do Pandeiro), Espaço Cultural e Macacos me Mordam (Musica Alternativa).

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Rádio Nacional da Amazônia completou 39 anos nesta quinta(1º) de Setembro de 2016

Conheça um pouco na Emissora: 

Há 39 anos entrava no ar, a Rádio Nacional da Amazônia, o orelhão da floresta, como descrevem os ouvintes. Orelhão da floresta porque foi o meio mais usado pelos ouvintes para entrar no ar e, muitas vezes, mandar o recado necessário, avisando o parente “Tal dia estou chegando”.

Por outro lado, quanta gente já mandou e teve sua carta lida no ar, nos microfones da Rádio Nacional da Amazônia, neste longo tempo de vida. No ano de 1987, a rádio recebeu um número recorde de cartas. Somente naquele ano, foram dois milhões 843 mil e 48 cartas chegadas nos estúdios.

Aqui mesmo no nosso Em Conta, que tem apenas oito anos de vida, tem horas em que o e-mail se agita mais, porque estamos na época da internet. Recebemos muitos e-mails no período de fazer a declaração do Imposto de Renda, quando temos um especialista convidado para responder às dúvidas. Outro momento de muita procura foi no começo do chamado Esocial, com as novas regras a serem seguidas pelas patroas na Lei das Domésticas.

Mas a gente também recebe cartas até hoje aqui no Em Conta, Rádio Nacional da Amazônia. Algumas, são cartas que nos emocionam. Por exemplo:
Sítio Dedo de Deus. Colônia Santa Rosa. São Félix do Xingu. Pará. Sua ouvinte Marta Souza:
“Gosto do Em Conta e por que? Você fala de forma que a gente entende quem ganha com isso. É o ouvinte. Muito, muito obrigado, Eduardo.”

Outra carta guardada com carinho:
Fazenda Tucumã. Pedra Grande. Almenara. Minas Gerais. Ouvinte Silvani Batista Figueiredo:
“Gosto do jeito como você apresenta o Em Conta. Me ajuda bastante no orçamento mensal e como evitar desperdício. Continue firme e seja cada vez mais você.”

Este Em Conta também apresenta o quarto episódio dos documentários “Amazônia-terra cobiçada” e “Discriminação dos Negros no Mercado de Trabalho no Brasil”.

O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.  A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.


Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br
Obrigado pela boa companhia.

-Emissora essa que está no ar pelos 11780Khz - 25m e 6180Khz 49m nas ondas curtas do rádio. A Rádio Nacional da Amazônia já trabalhou com serviço Internacional ouvida em todo planeta,  no memento suas transmissões é dirigida para região amazônica do Brasil e América do sul.

Fonte: EBC e Redação